O Mapeamento de Riscos tem como objetivos:
a) Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa;
b) Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção;
c) Conhecer o processo de trabalho no local analisado: Os trabalhadores em número, sexo, idade, treinamentos profissionais e de segurança e saúde; Os instrumentos e materiais de trabalho; As atividades exercidas.
d) Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação da tabela;
e) Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia: Medidas de proteção coletiva; Medidas de organização do trabalho; Medidas de proteção individual; Medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouro, refeitório.
f) Identificar os indicadores de saúde: Queixas mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos; Acidentes de trabalho ocorridos; Doenças profissionais diagnosticadas; Causas mais freqüentes de ausência ao trabalho.
g) Conhecer os levantamentos ambientais já realizados no local;
h) Elaborar o Mapa de Riscos sobre o layout da empresa, indicando através do círculo: O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada na Tabela I; O número de trabalhadores expostos ao risco; A especialização do agente; A Intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos diferentes de círculos; Causas mais freqüentes de ausência ao trabalho.
Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.
No caso das empresas da Indústria da construção, o Mapa de Riscos do estabelecimento deverá ser realizado por etapa de execução dos serviços, devendo ser revisto sempre que um fato novo e superveniente, modificar a situação de riscos estabelecida.
Para maiores informações, entre em contato através de nossa Central de Atendimento ou envie um e-mail para: prevenseg@prevenseg.eng.br